terça-feira, 31 de outubro de 2017

História do Halloween


Hola, ¿qué tal? Gente, vamos falar hoje sobre uma das festas mais importantes no mundo, pelo próprio título já sabemos que é sobre o Halloween. Porém, há pessoas que só conhecem o básico do básico sobre essa festividade. Aqui eu trago pra vocês tudo o que consegui apurar sobre o tema e espero que gostem! ;)


Em todas as pesquisas que fiz, elas apontavam que a origem do Halloween pelos Celtas. Há milhares de anos os Celtas (um dos primeiros povos da Europa) acendiam fogueiras na noite de 31 de outubro para comemorar o festival da colheita. A origem dessa data vem do calendário Celta quando as antigas tribos  dividiram o ano entre metade luz e metade trevas e o Samhain (se lê 
 "souim") foi o precursor do Halloween e marcava o início da idade das trevas.
Para eles a colheita era extremamente importante, se ela não ocorresse, todos morreriam de fome. Não sabiam se a comida duraria até o final do inverno e por isso dava uma sensação de pesadelo porque as noites pareciam ser mais longas e os dias mais curtos, e por isso devem ter associado essa ocasião à data.

O que marcava o Samnhain na transição da luz para as trevas era a permeabilidade, a flexibilidade do tempo de espaço. Dizem que nessa data, o espírito dos mortos e do passado e de outras realidades podiam vagar pela realidade da época e os humanos poderiam se misturar e se perder no outro mundo. Nessa noite do Samnhain os vivos ficavam presos no mundo dos mortos e os mortos apareciam no mundo dos vivos.

Na cultura ocidental entre todos os povos, com o desenvolvimento do cristianismo, essa festividade foi cultivada principalmente pelos cristãos e eles adotaram e modificaram algumas tradições folclóricas porque assim era mais fácil de converter os pagãos (quem crê em múltiplos deuses também chamado de politeísta). 

 (Konata - Anime: Lucky Star)

Um dos eventos pagãos que passaram por algumas modificações foi a Lemúria. A Lemúria, segundo o Blog circulodemagiadedagda, era um festival da Roma Antiga celebrado nos dias 9, 11 e 13 de maio para acalmar os espíritos dos mortos. O modo que os romanos faziam para acalmá-los era despejar leite nos túmulos ou deixar pequenos pedaços de bolo como uma espécie de oferta.  

No ano de 609 da era cristã, a igreja incorporou a Lemúria e transformou o dia 13 de maio no Dia de todos os santos / All Saints’ Day data que foi em homenagem aos mártires de cristianismo (quem defendia suas crenças), então, foi uma forma de cristianizar os pagãos e manter a essência de uma comemoração antiga.
Os líderes religiosos com o tempo transferiram esse Dia de todos os santos para o dia 1 de novembro que é um dia depois do Samnhaim pagão. Por causa dessa proximidade de eventos, as pessoas começaram a chamar o dia 31 de outubro de All Hallows Evening / Noite de todos os santos, que com o tempo foi se abreviando até chegar ao nome Halloween. Depois disso, a igreja mais uma vez tomou a atitude de criar All Souls’ Day / Dia dos mortos no dia 2 de novembro e dai se tornou um feriado que foi aprovado pela própria igreja.  

                                                                       

Até aqui passamos a conhecer de onde surgiram tantas datas e de como começou o Halloween, mas, de onde surgiu isso de Trick or Treat / Doce ou travessura?
Halloween Imagem




Ao que tudo indica, começou num dia de finados na idade média. Os padres pediam que os fiéis rezassem pelas almas que estavam presas em um lugar chamado Purgatório (um lugar de punição pelos pecados) e com muitas rezas dos fiéis, os que estavam lá presos poderiam sair. Em troca dessas orações, as crianças recebiam um bolinho que se chamava bolinho das almas, que com o tempo se tornou cada vez mais popular. 




E essa história de bruxas, demônios e tudo mais?

Gente, na idade média era normal dizer que esses seres existiam até porque seriam eles os responsáveis por todo o mal que poderia acontecer no mundo. Foi onde surgiu a vontade de caçá-los.


As bruxas eram vistas como ajudantes de Satanás, poderiam ser homens também, mas a maioria era mulher.
Essas mulheres geralmente eram camponesas miseráveis que faziam o possível para sobreviver. A mulher que possuísse certos conhecimentos com plantas medicinais e não seguissem as regras da igreja, era automaticamente considerada bruxa e uma terrível ameaça para sociedade.
No ano de 1487 um livro que era como um manual de caça as bruxas foi exposto ao conhecimento público, cujo nome é: O Martelo das Feiticeiras por Heinrich Kramer e James Sprenger. Esse livro está disponível para vender e para baixar também. É considerado um documento histórico que mostra as consequências de uma das mais terríveis épocas da humanidade, como também estudo da história do pensamento, da sociedade e das leis. Esses acontecimentos expostos nessa obra mostram também atos de extrema crueldade contra às mulheres.

A medida que mulheres eram acusadas, seus utensílios de cozinha também eram associados à bruxaria e por consequência tornando-se ícones do Halloween.
Vassouras que eram apenas para limpar casas, foram consideradas como um meio de transporte para bruxas, o caldeirão se tornou instrumento para porções malignas, o chapéu pontudo foi uma variação do chapéu de mulheres do campo da idade média, ah, não podemos esquecer dos inseparáveis bichos como os gatos, que geralmente eram pretos.




A lanterna de abóbora também é ícone do Halloween

Isso se originou de um folclore irlandês onde um homem chamado Jack O’Lantern foi tão ruim que enganou até o próprio Diabo! A lenda diz que o Jack na noite de 31 de outubro estava bebendo bastante até que chegou o Diabo para buscar sua alma por tantas atrocidades feitas, porém Jack disse que estava sem dinheiro para pagar a sua última bebida e pediu para que ele se transformasse em uma moeda. Assim ele aceitou e o fez, mas Jack muito esperto, colocou-o dentro de uma carteira onde havia uma cruz nela e assim aprisionou o Diabo.
Furioso, ele exigiu sair de lá, mas Jack disse que só o tiraria se desse a ele mais um ano, e então o trato foi feito. 
Durante esse tempo, Jack começou a ser um homem bondoso (tudo o que ele nunca foi). Mas quando chegou a data do trato, Jack disse que antes de leva-lo lhe fizesse um favor. Pediu para que ele subisse numa árvore e pegasse uma maçã, o Diabo foi e enquanto ele ia busca-la, Jack fez o sinal da cruz na árvore e com isso aprisionou mais uma vez o Diabo. Irritado, disse que só voltaria depois de 10 anos, porém Jack disse para que ele nunca mais voltasse e só assim o libertaria dessa árvore.
Ele aceita e o deixa em paz. Um ano depois Jack faleceu. Assim que morre, ele tenta entrar no céu, mas foi negado e por consequência foi para o inferno e o Diabo como estava ressentido por tudo que ele fez, o recusou. 
O Diabo para se livrar dele, lhe dá uma brasa para que ilumine seu caminho pelo limbo, ao aceitar ele coloca num nabo para que dure enquanto ia perambulando.

Dizem que quem consegue ver uma pequena luz fraca na noite de 31 de outubro, é porque conseguiu ver a passagem de Jack procurando uma saída do limbo em que está preso.

Foi daí que surgiu a lenda de Jack da lanterna. Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas na chegada dos imigrantes na América, descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então as abóboras iluminadas com uma brasa por dentro foram mais usadas. Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween.
                               
As festas do Halloween são cada vez mais realizadas aqui no Brasil, não só por influências americanas mas também pelo comércio e até instituições que ensinam línguas estrangeiras contribuem para que essa cultura seja perpetuada. Algumas pessoas falam que não tem nada a ver nós brasileiros comemorarmos o Halloween e que deveríamos dar mais valor ao nosso folclore, mas segundo o site Sua Pesquisa, foi criado em 2005, pelo governo, o dia do Saci que também é no dia 31 de outubro. Quem sabe assim evita um pouco essas desavenças culturais. Independente de onde venha a cultura, se ela tem valor significativo para a sociedade, então não tem porque se restringir só porque não é do nosso país de origem. Devemos respeitar e aprender mais com os costumes de outros povos.

Depois de termos conhecido um pouco mais sobre outras culturas e estarmos mencionando festas, que tal umas dicas de como fazer uma decoração para a festa de Halloween? XD
Aqui estão algumas imagens de ideias de decorações. :D

           


E aqui as imagens de passo a passo! :D


 
 
 

Nesses links que estou disponibilizando tem tudo para te auxiliar seja na temática, comida, enfeites, decoração, cores, etc! É bastante útil principalmente para quem se sente perdido em como fazer uma festa como essa! Divirta-se!







Além da decoração que deve estar esplêndida, não podemos esquecer as fantasias! Aqui estão algumas fotos de ideias de fantasias mais sombrias, digamos assim, e as mais hilárias para você se vestir nessa noite tão especial! Não se esqueça de se divertir!!! E ai, o que acha? :D

                    

As fantasias não só ficam para os humanos, mas para os fofinhos também! XD KKKKKK
     


Para quem é chegado a um papercraft aqui estão alguns que eu achei para vocês fazerem e se divertirem! É super fácil e vocês podem usar como decoração também.






Esse você pode imprimir e recortar para montar como está na foto do meio, vai ficar maravilhoso!


Achei umas imagens e gifs para você colocar no seu computador ou celular, espero que gostem! 


  
             
  


Pessoal, infelizmente a matéria está acabando, mas espero que tenha sido útil e que tenham se divertido com tudo que aprendemos! É muito importante conhecer as culturas e não julgar pelas aparências, correto? Então, deixo o meu abraço aqui para todos e se divirtam nessa festa maravilhosa! Até mais! XD 

Halloween Imagem
Links das pesquisas: